terça-feira, 27 de agosto de 2013

ATITUDES QUE ATRAEM O BEM E O MAL

Simões Filho, 27 de agosto de 2013

Olá amados e amadas, como estão?

Aqui na célula temos sido muito ministradas por Deus. Hoje conversamos sobre Jonas. Um dos desafios lançados foi prepararmos um sermão sobre a leitura feita e compartilhar. Preparei esse sermão, conversamos na célula e agora vou compartilhar com vocês também. Que essa palavra cause o impacto que você precisa para ser transformado de glória em glória, tanto quanto, ou mais que cada um de nós fomos hoje à noite. Beijos, abraços, até breve!! Amo vocês! "Sede sóbrios e vigiai"... Tg 1:4




“ E levantaram a Jonas, e o lançaram ao mar, e cessou o mar da sua fúria” (Jonas 1:17).


As nossas atitudes podem atrair para nós,  para quem está conosco e perto de nós, bem ou mal. Constantemente nos vemos em situações que temos que tomar decisões. Nesses momentos o que está em jogo não diz respeito só a nós mesmos, por mais que pensemos que é assim, entretanto, não é. Em nossa vida familiar, espiritual, profissional, pessoal, estamos sempre a pensar no que fazer, como resolver, o que falar, que rumo tomar. O grande diferencial em todo esse contexto é a sua identidade cristã.
Como filhos e filhas de Deus temos satisfações a dar a Ele sobre tudo em nossas vidas. Logo, a decisão que formos tomar está diretamente ligada às suas implicações com Aquele que é responsável por nós. O nível de temor e intimidade que você tiver com o seu responsável terá influência total sobre a sua decisão. Então, se você está interessada por um garoto e ele por você e têm o desejo de namorarem ou ficarem, a sua decisão será tomada com base no nível de temor e intimidade que tem por quem é seu responsável. No caso de Deus, sabemos todos os seus princípios, o que lhe agrada, o que fere-o. Pelo que optaremos?
Jonas tomou uma decisão baseada nos seus sentimentos nacionalistas. Os ninivitas eram inimigos dos israelitas. Fizeram um grande mal para esse povo, como invasores e roubadores. Eram idólatras e iníquos. Faziam tudo que Deus detestava. Os israelitas odiavam os ninivitas e tudo que eles queriam era ver o seu mal, vingarem-se desse povo. Mas Deus ama toda a humanidade, o bem está n’Ele e sempre dá chances às pessoas de se arrependerem.  Então, quando Deus chamou Jonas e mandou-o pregar a esse povo que ele odiava, teve que tomar uma decisão. A opção feita por Jonas, pensando que era para o seu bem, pois se não pregasse, o povo não ouviria sobre Deus, não se arrependeria e Deus os destruiria e ele estaria vingado daquele povo mal. Contudo, a sua decisão atraiu o mal para quem estava com ele. Se não fosse a misericórdia de Deus, Jonas e todos morreriam. Jonas também não se importaria com isso, pois é como se dissesse, “prefiro morrer a pregar àquela gente”.
O que tem motivado as suas decisões? O que tem considerado e a quem tem considerado quando as tem tomado? Elas têm agradado o Senhor responsável pela sua vida? Tem atraído o bem ou o mal para você e aos seus? Hoje Deus te dá mais uma chance de rever decisões erradas que tenha tomado. Nem que seja preciso Ele te colocar num lugar fechado, sem portas, nem janelas, para que decida para o bem e cumpra os desígnios de Deus para sua vida e de quem Deus quer que nos aproximemos; ou do que quer que façamos. Deus não volta atrás do que determina. Tudo que Ele faz e fala, se cumpre, porque Ele é Soberano. Então, pense muito bem, antes de tomar uma decisão para não seja preciso passar por situações desnecessárias.

Eliade Lisboa Santos, 27 de agosto de 2013



sábado, 10 de agosto de 2013

PROSSIGO PARA O ALVO!

Simões Filho, 10 de agosto de 2013

Queridos e queridas,

saudades! Há quanto tempo, heim?

Me surpreendi ao constatar que tem mais de um ano que postei a última carta... 

Tantas coisas aconteceram nesse tempo! 

Conclui a pós graduação em Docência no Ensino Superior em dezembro de 2012, mas, um mês antes no momento que escrevia as últimas linhas do TCC em dupla com minha irmã, para enviar para orientadora, pois era o último prazo, painho viera a falecer. Eu estava bem perto dele. 

Foi um momento muito marcante na minha vida. Em meio às lágrimas, glorifiquei a Deus, por todo zelo, cuidado, amor para com meu Pai.

Nesse semestre também de 2012, conclui o 1° semestre da graduação de Letras que iniciei, assim que terminei a especialização. 
Foi um ano de maravilhosas vitórias, em meio à dolorosa partida do meu querido pai.

Nessa carta que vos escrevo, retomando os nossos momentos, gostaria de refletir com vocês a partir do texto escrito no Evangelho de Lucas 9:62 que diz: Mas Jesus lhe replicou: Ninguém que, tendo posto a mão no arado, olha para trás é apto para o reino de Deus”.

Diante disso, precisamos prosseguir, sem olhar para trás.
Somos de Deus. Dissemos sim para Ele e fazemos parte do Seu exército,trabalhamos para a sua obra, para os seus propósitos.

Nessa seara, o inimigo do nosso Deus, que é o nosso inimigo também, sempre irá intentar contra nós; tentará nos seduzir para que olhemos para trás. Mas, lembrem-se meus queridos e minhas queridas, aceitar esse convite do inimigo poderá te paralisar para sempre, como aconteceu com a mulher de Ló ( leia sobre isso em Gênesis 19).

Jesus disse que quem coloca a mão no arado e olha para trás não está apto para o reino de Deus. Vigiemos. Temos o Espírito Santo. Jesus pediu a Deus e Ele nos concedeu. Então, prossigamos, pois a presença maravilhosa do Espirito Santo de Deus em nós, seu templo, possibilitará que tenhamos a coragem, determinação, força para avançarmos resolutos, sempre em frente, seguindo o conselho do apóstolo Paulo aos irmãos Filipenses: Irmãos, quanto a mim,[...]uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam,e avançando para que estão diante de mim, prossigo para o alvo,pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus (Filipenses 3:13-14).

Qual o seu alvo? Não o perca de vista! O Espírito Santo está em você! Trabalhe, avance, olhe para frente, olhe para Deus e sempre serás vitorioso!

Um grande abraço!

Sonho em poder estar com vocês ainda nesse ano de 2013.

Com carinho,

Eliade.
Apresentando meu TCC um mês após painho ter partido. Bálsamo de Deus nos envolvendo...