sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

HÁ QUANTO TEMPO...

Pois é... Há quanto tempo...
Mas, nessa pequena trégua nesse momento, vim aqui matar as saudades!
Minha maratona é cada vez mais intensa, mas sinto-me muito vitoriosa porque quanto maior a maratona, maior a minha dependência e proximidade dos meus amores, Pai, Filho, Espírito...

Quero refletir um pouco com você hoje sobre LEVANTAR E RESPLANDECER. Afinal, estamos nos últimos dias do ano de 2014 e palavras de incentivos para tomadas de atitudes são sempre bem vindas, concordam? Vamos lá, então...

“Levanta-te, resplandece, porque é chegada a tua luz a glória do Senhor é nascida sobre ti.” Is.60:1

Emocionante, extremamente emocionante o texto desse capítulo. Depois de tudo que Jerusalém passou devido ao seu mal relacionamento com Deus Ele agora fala pra sua amada nação, dando-lhe um comando: “Levanta-te, resplandece, porque é chegada a tua luz a glória do Senhor é nascida sobre ti.” Ao dizer isso para a sua filha-nação primogênita enuncia que ela não está mais caída, nem humilhada, sem forças para erguer-se. O Pai restituiu a sua glória e deu uma ordem: LEVANTA-TE! E Jerusalém não deveria só levantar, mas RESPLANDECER!

Quando Jesus subiu aos céus após a sua ressurreição deu poder e autoridade aos seus discípulos para orar por enfermos e estes serem curados, expulsar demônios, ressuscitar mortos (Mc. 16). Então, um dia Pedro e João estavam indo ao templo e quando chegaram à porta um mendigo paralítico pediu esmolas a eles. Este homem há anos estava ali, caído, humilhado, desprezado, dia-após-dia, vivendo de esmolas de alguns que entrava no templo. Mas o tempo dele de ficar prostrado chegara ao fim, assim como foi para com Jerusalém. Pedro e João parou e deu atenção ao mendigo, falando:

- Não tenho prata, não tenho ouro, mas o que eu tenho eu te dou: Em nome de Jesus levanta e anda! (    ). A Bíblia diz que aquele homem levantou imediatamente, radiante, feliz. A glória do Senhor nasceu sobre ele, a luz de Jesus o fez resplandecer; de pé, andando, foi resplandecendo a luz de Jesus e glorificando ao Altíssimo Deus que mudou o seu estado de caído, ultrajado, para exaltado, honrado.

Jesus falou que a luz é para ser colocada num lugar que todos vejam; num lugar onde as trevas possam ser iluminadas (Is.9:1-2). A Terra de Zebulom e Naftali, localizada na Galileia estava em trevas porque no passado essas tribos se inclinaram para a idolatria ferindo o coração do seu querido Deus que os tirou da escravidão do Egito com mão forte e poderosa. Mas o profeta Isaias profetizou a redenção desse povo, declarando que a luz viria e dissiparia todas as trevas do pecado que os fez ficar caídos, prostrados. Isaias disse: “Mas a terra, que foi angustiada, não será entenebrecida; envileceu nos primeiros tempos, a terra de Zebulom, e a terra de Naftali; mas nos últimos tempos a enobreceu junto ao caminho do mar, além do Jordão, na Galiléia das nações.

O povo que andava em trevas, viu uma grande luz, e sobre os que habitavam na região da sombra da morte resplandeceu a luz”. (
Isaías 9:1-2)

No livro de Mateus capítulo 4, temos a confirmação da concretização dessa profecia, pois Jesus realizou o seu ministério nesse lugar com muito poder e muitos ali se arrependeram e experimentaram das maravilhas operadas pelo Senhor Jesus Cristo. A Luz resplandeceu onde estava subjugado pelas trevas. Jesus é a luz. Ele disse “Eu sou a Luz do mundo. Quem me segue não andará em trevas” .

O pecado produz a queda, a ruina, as trevas, a escuridão. A pessoa não progride, não consegue sair do lugar. Fica tateando, mas as trevas são tão densas que não têm êxito em sua intenção de tentar avançar. Quando Deus criou o mundo a primeira coisa que Ele fez foi a luz. Ele disse: “Haja Luz!”. O texto diz que “a Terra era sem forma e vazia e havia trevas sob a face do abismo” . Quando estamos em pecado diante de Deus ficamos assim, sem forma, sem definições, em incertezas, completamente vazios em total escuridão. Israel estava assim, aquele paralítico na porta do Templo Formosa também e todos nós, antes de confessarmos Jesus, a Luz, como Senhor das nossas vidas. Em Mas a presença da Luz transforma completamente esse estado. A luz revela o que não enxergávamos por causa da escuridão e começamos a mudar. A Luz atrai a presença de outros para perto de nós. Em Isaias 60:3 Deus fala a Israel: “E nações caminharão para a tua luz, e reis para o resplendor da tua aurora.” A presença da Luz traz alegria e restituição. A glória do Senhor nascida sobre Jerusalém trouxe restituição. Deus explicita-as:
·      Dos filhos que foram dispersos para outras regiões do mundo: Levanta em redor os teus olhos, e vê; todos estes se ajuntam, e vêm ter contigo; teus filhos vêm de longe, e tuas filhas se criarão a teu lado” (60:4). O versículo 9 diz que esses filhos voltarão com a sua prata e o seu ouro.
·      Das riquezas que foram tomadas, roubadas, pois quando se está na escuridão sofre o engano, a mentira, a confusão; é saqueado. Mas, Israel foi restituído quanto a isso. Deus diz no versículo 5 a 7desse capítulo em meditação: Então o verás, e estarás radiante, e o teu coração estremecerá e se alegrará; porque a abundância do mar se tornará a ti, e as riquezas das nações a ti virão. 6 A multidão de camelos te cobrirá, os dromedários de Midiã e Efá; todos os de Sabá, virão; trarão ouro e incenso, e publicarão os louvores do Senhor. 7 Todos os rebanhos de Quedar se congregarão em ti, os carneiros de Nebaoite te servirão. E o Pai continua falando no versículo 7 que aceitará essas ovelhas como oferta no altar.
·          Dos versículos 10 a 16 o Pai diz como Jerusalém será honrada e justiçada, pois todas as nações que a humilharam, ultrajaram, pisaram, odiaram, maltrataram, roubaram-na teriam que subir a Jerusalém e restituir em riquezas, em serviços, humilhando-se e prostrando-se aos pés da cidade e proclamando o senhorio de Deus.
·          As portas da cidade não se fechariam mais, nem de dia, nem de noite; a glória seria perpétua; o sol não se poria, mas a luz seria contínua; os dias de luto chegara ao fim porque a Luz resplandeceu para Jerusalém. Aleluia!

Então Deus fecha com uma premissa que é a sua marca muito perfeita: a multiplicação: “O mais pequeno virá a ser mil, e o mínimo uma nação forte; eu, o Senhor, apressarei isso a seu tempo” (60:22).
Que maravilha a revelação dessa meditação! Glória ao teu nome Senhor! Obrigada por esse privilegio! Como estou edificada! Essa palavra de Deus profetizada por Isaias a Israel algumas partes ainda irá acontecer. Assim como para nós, pois faz menção da Jerusalém celestial descrita em Apocalipse 22. Mas, alegremo-nos, levantemos e resplandeçamos porque Jesus, a Glória de Deus nasceu sobre nós! Aleluia! Glória a Deus! Vamos iluminar as trevas e glorificar ao Altíssimo, único que é digno de toda glória, honra e louvor, pelos séculos dos séculos, amém!


Nenhum comentário:

Postar um comentário